logo

Convidamos você a participar da nossa pesquisa que visa melhorar o sistema de digitalização das Cadernetas de Vacinação como uso de métodos de aprendizado de máquina. Esse sistema irá auxiliar o monitoramento da cobertura vacinal importante para a Saúde Pública brasileira. Facilitando no futuro todo o registro do processo vacinal de cada indivíduo, que será feito através do agente de saúde. Para isso, serão coletadas imagens de Cadernetas de Vacinação de todo o país, com um sistema on-line.

A pesquisa se aplica aos indivíduos que possuem Cadernetas de Vacinação do Brasil. Não poderão participar os menores de idade sem autorização dos pais, ou aqueles que não concordarem em assinar o documento Termos Gerais e Condições de Uso (TGCU). Caso aceite participar da pesquisa, você será orientado a preencher o formulário com a data de nascimento do portador da caderneta de vacinação e e-mail para receber uma cópia deste termo.



Após seguir as boas práticas de captura de imagem você poderá anexar um arquivo de imagem digital (de foto ou scanner) da sua Caderneta de Vacinação. Para proteger sua privacidade , um número aleatório será gerado pela pesquisa e usado como identificador de cada imagem.



Todas as informações obtidas na pesquisa terão garantia de sigilo absoluto, confidencialidade, e privacidade. Não haverá exposição de nenhuma forma do participante da pesquisa ou dos dados durante e após a coleta dos dados. Os riscos de participação do projeto são reduzidos ao mínimo, pois a criptografia garante proteção em caso de um eventual vazamento de dados. Você poderá deixar de participar a qualquer momento sem nenhum tipo de prejuízo pessoal, assim como se optar por não participar.



Os benefícios de participação no projeto serão indiretos e futuros, pois a pesquisa tem potencial de aprimorar os procedimentos do SUS. O envio de seus dados não causa qualquer tipo de prejuízo, despesa, ou dano aos participantes da pesquisa. Porém, eventuais despesas serão ressarcidas e eventuais danos decorrentes desta pesquisa poderão ser indenizados ao participante. Os dados coletados serão armazenados em um banco de dados seguro e não serão utilizados para qualquer outra finalidade administrativa ou comercial.



Durante todo o estudo você poderá tirar dúvidas com os profissionais responsáveis pela pesquisa através do e-mail: levacc.usp@gmail.com. Os principais investigadores são o Prof. Helder Takashi Imoto Nakaya, e o Thiago Dominguez Crespo Hirata. Ambos são do Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL), vinculado ao Departamento de Fisiopatologia e Toxicologia da FCF-USP, situado no INOVA-USP de endereço Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 370, Bloco C, 4º andar, São Paulo-SP.



Para qualquer dúvida, esclarecimento ou reclamação sobre aspectos éticos relativos a este protocolo de pesquisa, favor entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo: Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Butantã, São Paulo, CEP 05508-000, Telefones 3091-3622 e 3091-3677, e-mail: cepfcf@usp.br.



Declaro que, após ter lido e entendido este Termo de Consentimento, concordo em participar do presente estudo. Ficando claro os objetivos, os procedimentos da coleta de dados, os potenciais desconfortos, riscos e as garantias. Concordo voluntariamente em participar deste estudo, assino este termo de consentimento e receberei uma via rubricada pelo pesquisador.

voltar